sexta-feira, 10 de abril de 2009

Histórias recentes

Pois, tenho de aproveitar enquanto o tempo assim o permite. Cá estou de novo para contar mais coisas sobre a minha experiência no Japão. As aulas começam na próxima segunda-feira, 13 de Abril, depois de dois meses de férias que não foram exactamente o que eu tinha em mente.
Tive demasiado tempo de férias, e nem o part-time que continuou durante todo o tempo foi suficiente para evitar que as aulas me fizessem falta. Sim, eu sei, sou estranha, mas não o consigo evitar! Agora estou de regresso às aulas, o tempo está melhor, a Primavera está aí em força e eu estou a ficar muito mais animada.
Durante as férias, continuei a dar as aulas de Inglês, o meu part-time, mas de todos os planos de leituras, e viagens e passeios e experiências, infelizmente não consegui concretizar muitos. Isso deixa-me um pouco triste, mas a verdade é que eu penso sempre em fazer um milhão de coisas e esqueço-me de que o tempo é limitado e de que só tenho um corpo, por isso já devia saber que era impossível fazer tudo. Mas ainda assim consegui fazer algumas coisas.
Durante as férias aproveitei para ler alguns livros interessantes, Huxley's Brave New World, que já queria ler há algum tempo, Banana Yoshimoto, que andava a tentar ler já desde antes de vir para o Japão, e Never Ending Story, de Michael Ende. Todos eles foram leituras agradáveis, tenho pena de não ter conseguido ler outros que também me despertam interesse, mas as leituras necessárias para a minha pesquisa também me ocupam algum tempo.
De passeios e viagens, ainda que não tendo sido muitos, consegui ir visitar a Disneyland, fui uma semana para a ilha Shikoku, uma das quatro maiores do Japão, e recentemente visitei alguns parques em Tóquio (Oji e Tatsumi) e o Monte Takao.
A semana que passei em Shikoku talvez não se encaixe bem na categoria de passeio, já que foi o Campo de treino de Primavera de Shorinji Kempo. Os meus dias eram passados entre os treinos na honzan, desde as 8h da manhã até às 8h da noite, e a pensão onde ficámos instalados. Estar lá foi uma experiência muito positiva, no que diz respeito ao treino, mas muito negativa também, no que diz respeito às instalações onde ficámos. Shikoku parece um sítio muito agradável, mas o regime militarista do treino não deixou margem para visitar e conhecê-la melhor, se bem que acho que isso foi uma escolha dos membros do nosso clube - isto porque o treino encerrava às 17h, e enquanto as demais universidades voltavam para as pensões e iam provavelmente passear e socializar, nós ficávamos mais duas horas e meia a treinar! Claro que isso foi bom para o desenvolvimento das nossas capacidades, mas sendo o único grupo que incluía estrangeiros, teria sido agradável os nossos sempai terem-se lembrado de fazer algumas escolhas diferentes.
A pensão, que realmente se tornou insuportável para mim, era uma pensão tipicamente Japonesa, com quartos de tatami, muito bonitos de verdade, o que até aqui estava óptimo. Contudo, ficámos 12 raparigas num dos três quartos disponíveis, que devia ter cerca de 22 metros quadrados, se tanto, contando no total só com uma casa de banho e um chuveiro. Poderão imaginar que, com cerca de 25 raparigas no total, a luta de manhã e à noite era muita. Se a isto se acrescentar o pormenor de que no Japão se encara o banho como uma altura de purificação e relaxamento, não estranhei, mas desesperei, ao constatar que as colegas Japonesas tendiam a demorar normalmente uma média de 20 minutos a tomar banho, mesmo a tentar despachar-se. Não foi uma experiência muito satisfatória. Houve dias em que às 2 da manhã ainda não tínhamos tomado todas banho, um completo desastre. Como é que uma pensão com estas características permanece em funcionamento é que eu não percebo, mas enfim, em todo o lado encontramos situações que nos desorientam.
À parte desta experiência menos positiva na pensão, os dias passados na honzan eram espectaculares, sobretudo porque os treinos com as pessoas do mesmo nível que nós permitiram-nos ver o quanto evoluímos neste semestre de aprendizagem, e também porque todos os sensei que nos treinaram eram pessoas fantásticas, que explicavam tudo muito bem, demonstrando tudo em pormenor, e mandando imensas piadas pelo meio.
Espero conseguir voltar a Shikoku desta vez como turista e com alojamento escrupulosamente escolhido por mim, para conseguir ver como é. Para já, deixo um vídeo com as fotos de lá, desta vez um vídeo com uma surpresa.
Espero que gostem!

Sem comentários: