domingo, 2 de novembro de 2008

Halloween

Halloween, a Noite das Bruxas, já chegou e já passou. Viver esta data aqui deste lado revelou-se uma mistura de experiências que eu não pensava alguma vez passar. Para começar porque vive a quadra de duas maneiras completamente distintas, e depois para ajudar ainda mais à confusão, decidi fazer uma coisa que nunca tinha feito, e que apesar de engraçada, foi bastante constrangedora.
Comecemos pelo princípio. O princípio da minha entrada na quadra de Halloween foi no Sábado, dia 25 de Outubro – sim, eu sei, parece muito cedo, mas se pensarem no auge do consumismo que é Tóquio, a promoção da quadra começou mais ou menos quando eu aqui cheguei, em Setembro. Mesmo não sendo uma tradição muito antiga aqui no Japão, o Halloween reune cada vez mais adeptos, e as lojas e comércio em geral aproveitam qualquer desculpa para promover o negócio, então é a loucura: desde bolos enfeitados ao espírito da época, até doces criados de propósito, até chegarmos ao auge: os fatos de cosplay (Cosplay significa vestir-se como uma personagem de anime, é algo muito popular entre os amantes do género em todo o mundo! Sobretudo aqui!).
Pois foi, no dia 25, eu e os meus dois amigos Mexicanos, fomos até Umegaoka, uma localidade dentro de Tóquio, muito bonita e acolhedora. Lá vive a minha amiga MM, cuja mãe é professora de Inglês e estava a organizar uma festa de Halloween para crianças. Eu e os outros dois fomos convidados a participar na festa. Foi uma loucura! Desde o meio-dia até às cinco da tarde estivemos os três espalhados na saída da estação de comboio local de Umegaoka, onde estavam montadas várias mesas e postos de actividades para crianças, relativas à época. Foi alucinante a quantidade de crianças, acompanhas pelos pais, avós e restantes familiares, vestidos a rigor, a fazer fila para participarem em todas as actividades disponíveis. A actividade em que eu estive envolvida consistia em cada criança tirar um cartão com uma imagem (ex. Um rato, um dedo, miolos...), e depois procurar o objecto correspondente num caldeirão de bruxa cheio de uma pasta gelatinosa e esbranquiçada, perante a qual várias crianças começaram a chorar. Nunca tinha interagido tanto com crianças Japonesas, e a experiência foi fantástica, ainda que no final estivessemos mesmo muito cansados! A actividade seguinte foi ainda mais surpreendente: houve dois jogos de Bingo, para que a população ganhasse prémios, e em cima do palco quem melhor do que nós os três e dois outros senhores mascarados de vampiros para dar os prémios? Quem diria que eu viria para o Japão, e estaria em cima de um palco a tirar os números do Bingo? De loucos. A noite encerrou com chave de ouro com um jantar no melhor restaurante Japonês onde já comi por cá, um dedicado a Tenpura (que é uma derivação do termo ‘tempêro’ em português, mas que na realidade não se parece com nada que eu conheça na cozinha portuguesa!) e que nos deliciou a todos. Estou extremamente grata à MM, e à mãe dela que foi realmente uma senhora muito simpática e divertida.
Depois desta experiência, a segunda vivência que tive do Halloween foi um pouco mais constrangedora...Já há algum tempo que eu pensava experimentar Cosplay. Então, que melhor altura para o fazer que no Halloween? Decidi-me, e passei a tarde de ontem em Akihabara a procurar o fato de Cosplay que usaria. Depois de muito procurar encontrei: Haruhi Suzumiya! Achei o fato engraçado, e decidi-me. O pior foi depois de o vestir! Primeiro porque estava sozinha e depois porque vestida dessa forma, sendo estrangeira, a verdade é que os muitos olhares surpresos das pessoas à minha volta foram bastante intimidantes. Fiquei espantada. Depois de um sábado numa ‘pequena localidade’ em que todos estavam mascarados e festejar o Halloween uma semana antes, ontem quase não se via ninguém mascarado. Senti-me uma ave rara, e por isso mesmo, muito envergonhada. Depois de me juntar ao pessoal, mesmo tendo de aturar as suas muitas piadas a propósito da minha fatiota, comecei a sentir-me melhor. Fomos até Yoyogi, onde existe um parque onde estivemos a comer, beber e conversar até mais ou menos às onze. Depois demos a noite por encerrada, isto porque não queríamos perder o último comboio e porque chegar a casa ainda demorava mais uma hora!
Happy Halloween (ainda que um pouco atrasadito!)

2 comentários:

Mary* disse...

Ahah! a fazer Cosplay de Haruhi! que fixe... também queria!! espero que esteja a correr tudo bem por aí... apesar de tudo , parece-me que esta a ser uma experiencia maravilhosa. *.*

alguém em algum lugar disse...

Sim senhor, grandes experiências! Tem que aproveitar todos os momentos. Um beijinho**